| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CAPOEIRA VIRTUAL
  27/06/2005
  0 comentário(s)


Capoeira Help Desk no Capoeirista.com.br
A Equipe do Capoeirista.com.br inaugura novos recursos no site, cuja função é a de estabelecer um diálogo entre Mestres, Pesquisadores e a Sociedade - em ambos sentidos. Mestre Jaime de Mar Grande é o primeiro convidado.
Capoeira Help Desk no <font color=#0000ff>Capoeirista.com.br</font> Por e

        Por e-mail, recebo do Instrutor Carlos Alberto Macaco - Grupo Coquinho Baiano de Campinas, São Paulo -  uma interessante sugestão: Porque não criar espaço para se debater estilos de Capoeira, fazendo-se, inclusive, entrevistas com o Mestre Fulano de Regional, ou então o Angoleiro da Antiga Tal. Por que não incluir, também, representantes da Capoeira do Rio Antigo (estilo Sinhozinho)? Sem esquecer, é claro, do pessoal do Capoeira Onça Pintada (Maranhão!), e por ai vai.

        Não por coincidência, a Equipe do Capoeirista.com.br acaba de inaugurar o Capoeira Help Desk que tem exatamente tal função, ou seja, em cada mês um Mestre ou Pesquisador da Capoeira estará respondendo questões diversas de nossa arte.

        Funcionará num esquema de F.A.Q. (Frequency Asked Question), muito comum na Internet. Por e-mail, recebo de Luciano Milani, um dos administradores daquele site, a informação de que o Help Desk está positivo e operante.

        O primeiro convidado para responder e esclarecer questões pertinentes à nossa Capoeira é Mestre Jaime de Mar Grande, angoleiro pronto pelas mãos do saudoso Mestre Paulo dos Anjos. Mestre Jaime é baiano e começou a aprender a Capoeira Angola por volta de 1965, quando mestre Paulo passou a ensinar na Ilha de Itaparica, BA.

        Não querendo influenciar as questões - pelo que verifiquei já começaram a postar algumas dúvidas -, sugiro aos nossos Capoeiras-Leitores explorarem ao máximo os conhecimentos de Mestre Jaime justamente em sua "melhor praia" (não estou falando, neste caso, de Mar Grande!). Enviem, então, perguntas relacionadas às Tradições da Capoeira, com especial ênfase na autêntica Capoeira Angola de Itaparica. Seria, por exemplo, um bom momento para vocês conhecerem um pouco mais sobre o Samba Tradicional da Ilha (STI) - curiosamente o nome de uma ONG criada por Mestre Jaime e colaboradores, que contava com Mestre Gerson Quadrado como artista (popular!) principal do grupo.

        Por falar em Mestre Gerson Quadrado (que fez, recentemente, sua passagem), e na ONG STI, no mês de Agosto próximo, mais precisamente no dia 12, será lançado o seu segundo CD com as canções tradicionais da ilha. O primeiro (excelente!) é um CD especial de Capoeira Angola. Para os capoeiras interessados de plantão, Mestre Jaime estuda a possibilidade de uma segunda tiragem. Aí sim, todos terão condições de terem seus exemplares. Eu já garanti o meu.

        Para estabelecer contatos com mestre Jaime, que, para a felicidade da Capoeira Angola Paulistana, encontra-se na cidade de São Paulo, vocês podem escrever para jaimedemargrande@hotmail.com, ou então pelo telefone +55 (11) 3399-4927. Na foto, momento registrado pelo Capoeira-Publicitário Ratão (Anderson Vaccari), quando Mestre Jaime atende - prudentemente - respeitosa chamada feita por Mestre Cavaco (www.negaca.com) durante a inauguração do novo Espaço de Vadiação Rabo de Arraia (Mooca-Sampa), em 18 de junho de 2005, local onde mestre Jaime iniciou seu novo trabalho.

        Para acessar o Help Desk Capoeira -    clique neste link   , ou navegue pelo Capoeirista.com.br

 

                Miltinho Astronauta

               Jornal do Capoeira - 26 Junho de 2005




  Mais notícias da seção Informação no caderno CAPOEIRA VIRTUAL
06/03/2006 - Informação - PORTAL CAPOEIRA
Semana Internacional da Mulher "Capoeirista" & Carolina Soares...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS