| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CAPOEIRA VIRTUAL
  07/12/2004
  0 comentário(s)


CV-Entrevista com Mestres Bigodinho e Boca Rica
Entrevista realizada com exclusividade pelo Capoeira Virtual, em 09 de maio de 2003. Material está arquivado no acervo do Grupo Pesquisa e Fundamento
CV-Entrevista com Mestres Bigodinho e Boca Rica Nova pagina 1

Capoeira Virtual " Mestre, o senhor já pensou, fez idéia de como estaria a capoeira hoje, por exemplo, vocês viajando pelo Brasil todo e exterior?

 

Mestre Bigodinho - Eu, pra mim, meu filho, a capoeira não tinha valor no meu tempo. Agora, tem valor. Os capoeiras estão agarrando tudo, não querem jogar capoeira, só quer brigar, não ajudar. A capoeira não é briga, a capoeira a pessoa plantou, a pessoa ta colhendo agora bem. Eu nunca precisei na minha vida, no meu tempo a capoeira já sabe como era... Menino não jogava, mulher não jogava, Eu, quando fui aprender capoeira com meu mestre, eu com 20a anos, era criança para ele e era mesmo. Eu peguei no berimbau, pra tocar, por que meu mestre que era Alvelino, me botou pra tocar. Quando ele viu, perguntou ao Alvelino quem era eu, e ele disse: "É um menino que ta tocando comigo". Por que naquele tempo não tinha aquele negócio de aluno no seu canto...Este negócio que vocês chamam aí. Aí eu fui, peguei no berimbau ele viu, olhou, olhou, olhou e não disse nada. Ele gostou, né! Ele gostou e eu fiquei tocando. Quando ele se acostumou comigo, pronto...Aí eu comecei. Abri até roda de capoeira dele.

 

Capoeira Virtual " E como era o Barracão de Mestre Waldemar?

Mestre Bigodinho - A capoeira de mestre Waldemar, muitas pessoas "diz". O primeiro barracão, um barraco que ele tinha de palhoça, foi na rua Padre Antônio, alí no Fundo de Agnelo. A primeira capoeira que eu conheci, quando tinha aqueles mestres bons: mestre Traíra, Zacarias, Ciríaco, Cabelo Bom, Najé. Foi onde eu conheci estes homens e depois ele mudou pra cá,"pralí", pra 7 Molas. Mas, o pessoal diz que a capoeira dele começou ali no Agnelo, mas não foi. Eu digo por que eu sei e eu vi. Não foi uma vez e né  duas. E quem não sabe disso?

 Todo mundo sabe!

 


Capoeira Virtual " Mestre, o senhor já pensou, fez idéia de como estaria a capoeira hoje, por exemplo, vocês viajando pelo Brasil todo e exterior?

Mestre Boca Rica " Eu sempre tive a esperança que a capoeira ia pegar o seu espaço, ou melhor, o seu lugar , pr que o mestre Pastinha em vida, já falava. Antes de ele morrer ele dizia que ele ia morrer, mas morria a carne e não o espírito e a capoeira continuava. Ele dizia que ele falava a João Pequeno que ele ia morrer e que ele tomasse conta disso, da capoeira. E muitos mestre da Bahia, muita gente e até os próprios alunos dele não fizeram fé. Na acreditaram. Eu tive a minha vida, toda a minha infância na capoeira, sempre acreditei. E por isso...Graças a Deus, sou conhecido no mundo inteiro e viajo o mundo inteiro e me dou muito bem pela capoeira, porque eu acredite no potencial da capoeira angola.

 

Capoeira Virtual " E o time de Pastinha?

Mestre Boca Rica " Os que foram alunos de Pastinha que eu conheci, que jogam mais e já morreram e os que ainda não jogam. Os que já morreram, o finado Getúlio cabeção, o finado Raimundo Pequeno, chamado Raimundo Cobrinha, o finado Albertino " acho que era rendeiro " já morreu também. Manoel, mais outros que não me lembro. Agora, dos que estão vivos, aí, que não jogam mais capoeira, Valdomiro, é o que canta no CD ali, Raimundo e Natividade estão com diabetes, Gordo é sargento da brigada e está aposentado e não joga mais, Fernando que trabalhava na Petrobrás, não sei por onde anda o se já morreu ou não. Maurício, que foi aluno de Pastinha, que é dono da Moenda hoje está lá em Salvador, Fernando que é cabo da Polícia, lá em Santo Amaro também, foi aluno de Pastinha. Anjo Romano, Roberto Satanás, Gildo Alfinete, Anselmo era m os que mais jogavam mais com Pastinha. Ele era parceiro de Patinha é vivo, acho que não joga mais, tava com problema no joelho.


 


E-mails, críticas , sugestões e envio de material: capoeirafabinho@terra.com.br

 
Edições anteriores: www.capoeirafabinho.cjb.net


  Mais notícias da seção No.13 no caderno CAPOEIRA VIRTUAL
07/12/2004 - No.13 - CV-3º CD de Mestre Jerônimo: Buxada de BuLxiti. De tudo um pouco...
Fabinho & Crítica ao CD "Buxada de BulXiti"...
07/12/2004 - No.13 - CV-Em que canto ficou o fundamento
Uma crítica por Fabinho, Porto Alegre...
07/12/2004 - No.13 - CV-Mestre Rosa Baderneiro? Ou apedrejamento internético?
Entrevista com Mestre Rosa, 28 de Novembro de 2004 (Rio de Janeiro)...
07/12/2004 - No.13 - CV-Editorial 13
Confira o editorial do Capoeira Virtual editado pelo Contramestre Fabinho, Porto Alegre...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS