| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CAPOEIRA VIRTUAL
  28/04/2006
  0 comentário(s)


Jornal MUNDO CAPOEIRA no ar (novo!)
Jornal MUNDO CAPOEIRA no ar (<font color=#ff0000>novo!</font>) Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 71 - de 30/Abril a 06/Maio de 2006

 

Miltinho Astronauta

- www.capoeira.jex.com.br -

 - 28 de Abril de 2006 -

 

Pouco a pouco vai se formando uma Grande Roda de informação da Capoeira. Quando lançamos o Jornal do Capoeira, em 28-10-2004, o camarada Carlos Cavalheiro comentou: "desejo que o Jornal tenha vida longa". Realmente estávamos, já naquele momento, preocupados com manter no ar um jornal de qualidade, mas que tivesse também continuidade. Já estamos na Edição # 71 e ultrapassamos a marca de mil matérias.

A lista de colunistas e colaboradores diversos é bem extensa, de tal forma que optamos por não citar nomes para não cometer injustiça com ninguém. Mas neste meio tempo, além de manter nosso Semanário Capoeirístico (até que seria um nome tentador!), estivemos estimulando e fazendo parcerias com alguns outros veículos de comunicação capoeirística, alguns em formato digital, outros impressos.

Vamos à alguns deles.

 

1. Portal Capoeira (Portugal)

 

O camarada Luciano Milani, com sua tríade "Mogadouro - Capoeirista - Portal Capoeira", desde o ano passado, se tornou um grande parceiro, fato este que teve seu início em fevereiro de 2005. Hoje o Portal Capoeira - www.portalcapoeira.com - é um dos sítios virtuais que armazena grande quantidade de informações sobre nossa arte, além de disponibilizar um conjunto de ferramentas com funções diversas para os internautas: Capostal, Classificados, Atlas Geográfico da Capoeira, Palavras Cruzadas, Capo-e-books etc. Dentro e as funções que Milani assumiu abertamente foi o de incorporar o site "Capoeira da Bahia" de mestre Decânio. Milani tem investido com tempo de seus esforços extra-profissionais e vem se tornando, de certa forma, um dos grandes guardiões das informações sobre a Luta Regional Baiana. Mas em visita recente à Salvador, Milani agregou também outras metas, com é o caso dos novos sítios que o PortalCapoeira disponibilizará em breve para a Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA), presidida pelo Mestre Bola Sete, e também os sítios dos mestres da velha guarda da capoeira angola baiana. Aguardem tais novidades para meados de Maio.

 

2. Portal RS Capoeira (Rio Grande do Sul)

 

Também em fevereiro de 2005 fortalecemos nos elos com a Capoeira do Rio Grande do Sul, mas pessoas do Mestre Gavião e do amigo Gigante "Tairone Sant Anna", ambos representantes da Liga Regional de Capoeira daquele Estado. A parceria foi se fortalecendo em termos de sinergia de informação, até que surge também a parceria Gigante & Milani, de onde nasce o "Portal Capoeira RS" - www.rs.portalcapoeira.com  -, utilizando-se a tecnologia "Portal Capoeira". Dentre os objetivos do "Portal Capoeira RS", Gavião e Gigante tem se emprenhado em cadastrar os mestres e divulgar os eventos das capoeiras que acontecem no Rio Grande do Sul e nos estados visinhos. É claro que sempre estarão também divulgando informações que acontecem pelo mundo afora, mas o "Portal Capoeira RS" tema função principal de manter a comunidade capoeirista sulista bem informada e integrada em uma mesma Roda de Informação.

 

3. Jornal Capoeira em Foco (Brasília)

 

Saindo do virtual, e partindo para o formato impresso, o professor Korea, do Grupo de mestre KALL, em Brasília, lançou recentemente o Jornal Capoeira em Foco, que salvo engano, está sendo distribuído nas academias e grupos de Brasília e Goiânia desde o mês de março de 2006. O Jornal do Capoeira estabeleceu parceria com o Jornal Capoeira em Foco, havendo o compromisso de compartilhamento de informações entre ambos jornais. Maiores informações pelo e-mail koreaparanoa@yahoo.com ou pelo telefone (61) 9695-8698.

 

4. Jornal MUNDO CAPOEIRA (Tocantins) - Novo!

 

Seguindo nossas parcerias, é com imensa satisfação que o mundo da capoeira conta com mais um jornal em formato digita. Trata-se do JORNAL MUNDO CAPOEIRA, lançada dia 27 de abril de 2006, em Tocantins, e que logo de saída já se tornou um parceiro de nosso Jornal do Capoeira.

O projeto é uma realização da Cia da Capoeira Terreiro do Brasil, de Mestre Squisito, sendo que o capoeira Danillo César "Kanguru" (foto!) o editor-chefe. O endereço do jornal é www.jornalmundocapoeira.com. Segundo seu editor, o Jornal Mundo Capoeira "nasceu de uma análise crítica sobre capoeira em Tocantins, com o objetivo/missão de informar-formando profissionalmente, ou seja, praticar uma imprensa setorial totalmente voltada para o crescimento da Capoeira em Tocantins, tendo como maior anseio ampliar um leque de relacionamento e crescimento da Capoeira Tocantinense com o mundo, expondo, desta forma, os trabalhos desenvolvidos para a comunidade capoeirística como um todo".

A primeira edição do Jornal Mundo Capoeira apresenta uma estrutura de pastas bem organizada e com bom conteúdo.

Sugerimos a leitura a todos, especialmente aos camaradas que estão no Estado do Tocantins e estados visinhos!

 

 

Considerações finais

 

É para nós do Jornal do Capoeira uma grande satisfação estar contribuindo com este processo de informação de nossos camaradas que estão pelo mundo afora. Com isto, percebemos que estamos deixando de valorizar e divulgar apenas informações regionais, para trabalhar a Capoeira do Brasil como um todo, sem falar na Capoeira do Exterior, é claro. Paralelo aos Jornais mencionados acima, estamos também estabelecendo uma rede de colaboradores para os Atlas Estaduais. Trabalho este que será coordenado pelos professor Dr. Lamartine Pereira da Costa e André Luiz Lacé Lopes, e que já conta com um "time" representativo de diversos Estados. A bem da verdade, o camarada Leopoldo Vaz, do Maranhão, está funcionando como um "incendiário-motivador", e está colocando todos para marchar em prol do Projeto. Mais dia, menos dia, teremos nossos Atlas Estaduais serão realidade, quando então poderemos fazer o tão esperado "Diagnóstico" de a quantas anda nossa Capoeiragem, para só então podermos definir políticas públicas - se é que são necessárias - e privadas (como fazer?) para nossa arte.

 

"Vou me embora que é noite

  Tão cedo não venho cá

  Faço dos olhos candeias

  Pra poder alumiá.."

 

Miltinho Astronauta


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS