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Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

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 CRÔNICAS

  21/05/2006
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A Literatura de Cordel e a Música na Capoeira

A Literatura de Cordel e a Música na Capoeira Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 74 - de 21 a 27 de Maio de 2006

 

Raphael Pereira Moreno

raphaelmoreno@yahoo.com.br

São Carlos, SP - Maio de 2006

 

 


Nota do Editor
        Em 2004, André Lacé publica pequeno libreto fazendo reflexões sobre a capoeiragem em geral e, especificamente, sobre a influência do cordel paraibano nas cantigas de capoeira. Como resultado, vários artigos e outros cordéis de capoeira (inclusive desse editor!) foram também publicados. Na Edição de Hoje publicamos mais um interessante artigo, escrito por Raphael Moreno que, como André Lacé, entende que as cantigas atuais, em sua maioria, estão muito aquém de suas funções, além de completamente alienadas. O autor ilustra seu artigo com uma foto de Mestre Waldemar, exímio tocador de berimbau e cantador de capoeira. Por oportuno, informamos que um dos melhores registros da voz de Waldemar pode ser encontrado no Museu de Homem, em Paris.

 

                        Miltinho Astronauta


TOQUES DE CAPOEIRA No. 8

A Literatura de Cordel e a Música na Capoeira

Raphael Pereira Moreno

 

O assunto é interessante, e por vezes já foi citado e comentado por diversas pessoas. Na verdade, pessoas com muito mais bagagem e conhecimento no assunto. Mas o que me faz escrever algumas linhas sobre a relação entre a literatura de cordel e as canções na capoeira, é justamente a necessidade que sinto de uma melhora nas músicas que são compostas e cantadas hoje em dia. É verdade que ainda hoje, em diversas rodas pelo Brasil e mundo afora, reinam canções de mais de um século de idade, numa mostra de resistência da cultura da capoeira. Mas são algumas canções "modernas" que preocupam. Canções pobres de conteúdo, vazias.

Alguns anos atrás, ouvindo CD de mestre Waldemar, me perguntei: Será que a poesia da capoeira foi um privilégio dos nossos avós de capoeira? Talvez não. Mas e a malícia em organizar as idéias de um modo "não tão direto", aquela mandinga nas palavras, que mestre Jerônimo lá da Austrália sabe tão bem desenvolver?

Pensando em tudo isso, fui buscar a origem de algumas cantigas que mais gostava e cheguei até a poesia de cordel. A história do Valente Vilela e o ensinamento contado na vida de Pedro Cem, ambos personagens presentes na literatura de cordel, foram os meus iniciais. Assim como ainda acontece hoje em dia, principalmente no Nordeste do país, acredito que os folhetos de cordel sempre foram muito divulgados e, devido ao preço de centavos, muito acessíveis. Conta-se inclusive, que antes da chegada da Televisão, o nordestino do interior aguardava a chegada do Poeta de Cordel para saber em versos, os acontecimentos do mundo, sempre numa linguagem oral, popular.

...................................................................................................................

Vida de Pedro Cem

Vou narrar agora um fato

Que há cinco séculos se deu,

De um grande capitalista

Do continente europeu,

Fortuna que como aquela,

Ainda não apareceu.

(...) Diz a história onde li

O todo desse passado

Que Pedro Cem nunca deu

Uma esmola a um desgraçado

Não olhava para um pobre

Nem falava com criado

(...) A justiça examinando

Os bolsos de Pedro Cem,

Encontrou uma mochila

E dentro dela um vintém

E um letreiro que dizia:

Ontem teve e hoje não tem.

Rafael Augusto de Souza

.....................................................................................................................

Pedro Cem

Lá no céu vai quem merece

Na terra vale quem tem

A soberba combatida

Foi quem matou Pedro Cem

(...) Ele dizia nas portas

Uma esmola a Pedro Cem

Quem já teve hoje não tem

A quem eu neguei esmola

Hoje me nega também

(...)A justiça examinando

Os bolsos de Pedro Cem

Encontrou uma muchila

Dentro dela um vintêm

E um letreiro que dizia

Já teve, hoje não tem

Mestre Waldemar

.....................................................................................................................

O cordel tem origem na península ibérica, em Portugal e Espanha, no século XVI, onde as estórias se apresentavam em versos e prosas. Até hoje não se sabe bem quando os folhetos entraram no Brasil, mas muito provavelmente vieram com os colonizadores. Outra característica interessante, é que aqui no Brasil, a literatura de cordel sempre esteve ligada à cultura oral e popular, e escrita em versos.

E de onde vem a ligação com a capoeira? De maneira clara e intuitiva esse é mais um dos argumentos para a interpretação da capoeira como cultura popular. Na verdade não há algo que as ligue, e sim ambas fazem parte da tão rica cultura popular brasileira. E a cumplicidade não é só com o cordel, mas também com o samba de roda e todos os demais ritmos populares, quase todos de origem africana. Assim como os cantadores e repentistas, o capoeira deve estar atento ao que acontece ao seu redor. Deve ser um responsável pela divulgação de informações e opiniões.

Como escutei do amigo Miltinho Astronauta certa vez... "Todo capoeira é, ou deveria ser, um poeta, um cronista social e um sócio-crítico dioturno...". Pensando dessa forma, embolando as idéias entre o passado e o presente, passando por críticas e homenagens, aproveitando o que foi criado e dando liberdade à nossa criatividade, devemos também mandar nosso recado, prestando atenção para essa característica tão marcante, interessante e importante da capoeira.

Sagu - raphaelmoreno@yahoo.com.br

São Carlos - Maio/2006

Fontes consultadas:

1. Jangada Brasil. www.jangadabrasil.com.br

2. ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. www.ablc.com.br


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira




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