| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CRÔNICAS
  18/04/2005
  0 comentário(s)


Capoeiragem no Maranhão
Artigo enviado por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
Capoeiragem no Maranhão Nova pagina 2

Capoeiragem no Maranhão

No Brasil e no Mundo

- Atlas da Capoeiragem -

 

 

Nota do Editor:

Como já tivemos oportunidade de registrar neste jornal, é de fundamental importância Diagnosticar antes de Planejar.

A Capoeira precisa de um Grande Diagnóstico, nos moldes do recém lançado Atlas do Esporte no Brasil. Dorme nas gavetas de Brasília, há décadas, um bom projeto sobre isto ("Atlas da Capoeira no Brasil").

A recente liberação de quase dois milhões de reais, para projetos capoeirísticos em Salvador, reacendeu a questão, tendo de fundo, uma avaliação tipo custo & benefício.  O que será melhor, projetos efêmeros, quase turísticos, que duram uma noite, uma semana, ou a elaboração de um Diagnóstico sério e, mais do que oportuno, sobre a verdadeira situação da Capoeira e dos capoeiras no Brasil?

Pois muito bem, o Maranhão saiu na frente, dando aos demais estados brasi-leiros e, porque não dizer, a todo Mundo da Capoeira, um belo exemplo. Sem alarde marquetológico (tão comum hoje em dia), mas com seriedade, competência, representatividade  e transparência, o Maranhão começou a fazer um diagnóstico da capoeiragem local.  O produto final será uma publicação, com excelentes textos de entrada, sobre teoria e prática da Arte Afro-Brasileira da Capoeiragem, especial-mente em terras maranhenses, e um resumo biográfico de cada mestre e estudioso que passou ou que realiza um trabalho no Maranhão. Ou seja, um Atlas da Capoei-ragem no Maranhão, incluindo-se aí um Álbum dos Mestres atuais de lá  e os que lá por  passaram.

Realmente um exemplo que deve ser seguido por todos os estados brasileiros. Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul...

 E, não temos dúvida que, em breve teremos, cada estado publicando seu Atlas Estadual da Capoeira, com textos locais e a biografia de seus mestres e pesquisadores. A soma desses Atlas, vocês já perceberam, será, simplesmente, o Atlas da Capoeira no Brasil. A próxima etapa, então, será realizar diagnóstico igual no resto do mundo. Por que não?

Assim considerando, o Jornal do Capoeira, com muito prazer, passa a publicar uma série de matérias sobre esta oportuna iniciativa do Maranhão. Que vem sendo feita sob a competente Coordenação do Professor-Mestre Leopoldo Gil Dulcio Vaz, por Alunos do Curso Seqüencial de Educação Física - Turma C, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

 
Miltinho Astronauta

 

 

CAPOEIRAGEM NO MARANHÃO

 

Por LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

       e Alunos do Curso Seqüencial de Educação Física - Turma C,

       da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

 

"A Capoeira no Maranhão tem seu inicio - segundo os registros mais antigos encontrados até agora - em 1835 !

De acordo com depoimentos dos Mestres atuais, teve um recomeço por volta dos anos 60, com a vinda de um grupo - do mestre Canjiquinha, Aberrê - no qual veio junto Mestre Sapo; que retorna depois, se fixando em São Luis. Diz a lenda que fora convidado por Sarney, para ser seu guarda costas. Ganhou emprego público, para ensinar a capoeira, num período em que houve a revitalização do esporte no Maranhão, comandado por Cláudio Vaz dos Santos; a capoeira foi incluída entre os esportes que ganharam escolinha no Ginásio Costa Rodrigues, com Sapo no comando.

Naturalmente que a Capoeira tinha seus adeptos, sendo citado como o mestre principal, ou mais importante naquela época - anterior aos anos 60 - Roberval Serejo. No depoimento de Mestre Patinho são citados alguns dos praticantes, com a fundação do primeiro grupo, do qual Roberval já participava".

 

INTRODUÇÃO

 

Em correspondência pessoal, via correio eletrônico, o Mestre André Lace, do Rio de Janeiro, enviou-me documento[1] em que propunha "DEZ Projetos para o Rio de Janeiro" chamando-me a atenção para o "Projeto Livro Álbum dos Mestres de Capoeira no Rio de Janeiro", em que propõem o cadastramento dos aproximadamente 150 mestres capoeiras do Rio de Janeiro; uma página para cada mestre, com foto. Haverá uma parte Introdutória com resumo da História da Capoeira no Rio de Janeiro e, também, resumo crítico dos principais livros sobre o assunto. Este projeto está, atualmente, com 12 biografias.

            Em outra correspondência, ao indagar sobre um aspecto da Capoeira no Maranhão, sugeriu-me a elaboração do "Livro-Álbum dos Mestres de Capoeira de São Luís do Maranhão", assim como anteriormente já havia sugerido a criação de um "Centro de Capoeiragem do Maranhão". Os demais projetos são:

1.      Projeto SEIS RODAS ESPECIAIS de CAPOEIRA - Idealização (através de concurso para arquitetos urbanistas), construção e implantação de uma Programação Anual.  Rodas especiais, concha acústica de cimento para a "orquestra", roda acimentada de apresentação e arquibancada tipo anfiteatro.

2.      Projeto "CENTRO DE MEMÓRIA DA ARTE-AFRO-BRASILEIRA DA CAPOEIRAGEM NO RIO DE JANEIRO" - um espaço que poderá abrigar o "Centro de Memórias da Arte Afro-Brasileira da Capoeiragem".

3.      Projeto CONCURSO LITERÁRIO ANUAL - Redação, para o 2º grau; Monografia, para o 3º grau - Tema Básico: Capoeiragem no Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo.

4.      Projeto FUNDAÇÃO RIO CAPOEIRA - Criação de um Organismo que realmente contemple todos os múltiplos aspectos da Arte Afro-Brasileira da Capoeiragem. O Projeto incluirá a criação de um PONTO DE ENCONTRO DOS CAPOEIRAS que, em princípio, será calcado na experiência vitoriosa do Espaço nos Capoeiras, no Mercado Popular da Uruguaiana.

5.      Projeto LABORATÓRIOS DE CAPOEIRA - Série de experiências práticas testando a real eficácia da Capoeira enquanto Luta Marcial.

6.      Projeto FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA - Criação de um grupo multidisciplinar para estudar, sem fantasias, os fundamentos da Capoeiragem em todos seus múltiplos aspectos: religioso, filosófico, ritmo e cantado, histórico, sociológico etc.

7.      Projeto UNIVERSIDADE DA CAPOEIRA - Projeto, inicialmente, apresentado do Governo Federal e, depois, à Universidade Estácio de Sá.

8.      Projeto HOMENAGENS ESPECIAIS - Exemplo: reforma completa do túmulo do Sr. Agenor Sampaio, Sinhozinho, com colocação solene de uma Placa de Agradecimento.

9.      CAPOEIRA EDITORIAL - Republicação enriquecida por uma avaliação crítica dos principais livros escritos Capoeiragem - ODC, Plácido de Abreu,  ZUMA, Inezil Penna Marinho etc.

 

AFINAL, O QUE É CAPOEIRA?

FICHAS BIOGRÁFICAS  &  MESTRES NO MARANHÃO

           

-  Continua no próximo número -


 

[1] A VOLTA AO MUNDO DA ARTE AFRO-BRASILEIRA DA CAPOEIRAGEM - Ação Conjunta com o Governo Federal - Estratégia 2005 - Contribuição do Rio de Janeiro - Minuta de André Luiz Lace Lopes, com sugestão de Mestre Arerê (ainda sem revisão).




  Mais notícias da seção Maranhão no caderno CRÔNICAS
22/05/2006 - Maranhão - O VÔO DO FALCÃO
Mudanças de paradigma no ensino da Capoeira?...
30/04/2006 - Maranhão - Os Holandeses e os Palmares
Nassau atacou os Palmares!...
16/04/2006 - Maranhão - Capoeira em Construção
Sobre a construção coletiva da capoeira do "Grupo Angoleiros da Barra" - GABA - Maranhão, que conta com a participação especial dos Índios Guajajaras...
05/03/2006 - Maranhão - E A CORDA, QUEM INVENTOU?
PESQUISA: Neste artigo o autor, Irapuru Iru Pereira, questiona: quem e quando inventou-se o uso da corda, cordel e cordão como símbolo hierárquico da Capoeira?...
12/03/2006 - Maranhão - Angoleiros da Barra
Breve histórico do Grupo Angoleiros da Barra - GABA-, em Barra do Corda, Maranhão e da vida capoeirística de IRAPURU IRU PEREIRA, um de seus idealizadores...
05/03/2006 - Maranhão - ATLAS DA CAPOEIRAGEM NO MARANHÃO
Conversando com Antônio José da Conceição Ramos, o MESTRE PATINHO...
05/02/2006 - Maranhão - Angoleiros em Barra da Corda (MA)
Crônica pelo professor Leopoldo Vaz, São Luis, Maranhão...
18/12/2005 - Maranhão - Capoeiragem, Guarda Negra & O fuzilamento do dia 17 :: Parte III
Apresentamos mais informações sobre Guarda Negra e a Capoeiragem...
11/12/2005 - Maranhão - Capoeiragem, Guarda Negra & ISABELISMO :: Parte II
Nesta crônica o autor apresenta mais algumas informações sobre a Capoeiragem e a Guarda Negra, tendo-se como enfoque desta semana o "ISABELISMO"...
04/12/2005 - Maranhão - Capoeiragem e a Guarda Negra :: Parte I
Nesta crônica o autor apresenta alguns fatos relacionados à Capoeiragem e à Guarda Negra (Rio de Janeiro), enquanto ele, o autor, busca indícios da presença da própria Guarda Negra em São Luis do Maranhão. ...
30/10/2005 - Maranhão - O que é a Capoeira?
Crônica com uma abordagem muito interessante por Leopoldo Vaz, na qual o autor faz uso de algumas matérias recentes do Jornal do Capoeira para enquadrar o questionamento "O que é a Capoeira?", ou melhor dizendo, "como o que a capoeira vem sendo tratada recentemente?"...
28/08/2005 - Maranhão - Jiu-Jitsu no Maranhão
Novos apontamentos para sua História, com informações adicionais referentes à nossa Capoeiragem no século XIX ...
24/08/2005 - Maranhão - Ainda sobre a Punga dos Homens - Maranhão
Visita à Câmara Cascudo: crônica por Leopoldo Vaz - São Luis do Maranhão...
19/08/2005 - Maranhão - Breves Observações Sobre Tambor de Crioula
Mestres e estudiosos da Capoeiragem em São Luis do Maranhão tem discutido a relação entre nossa arte e a "punga dos homens" e "tambor de crioula". Neste sentido, Mestre Marco Aurélio traz algumas considerações sobre o "Tambor de Crioula"....
01/08/2005 - Maranhão - Pesquisa: A Capoeira na Economia
Estudo de Caso: Qual a participação da Capoeira no PIB de São Luis do Maranhão?...
18/07/2005 - Maranhão - Qual Capoeira?
Neste artigo o autor, professor Leopoldo Vaz, do Maranhão, apresenta algumas denominações de nossa Capoeira naquele Estado, e propôe uma pesquisa de opinião quais capoeiras existem realmente?...
04/07/2005 - Maranhão - Capoeiragem no Maranhão
Esta é a sexta parte do estudo que o Prof. Leopoldo Vaz está desenvolvendo sobre a Capoeiragem no Maranhão. Neste artigo, Leopoldo explora a Capoeira "Carioca", além de explorar, de forma positiva, a contribuição de Mestre SAPO para a Capoeira Maranhense....
26/06/2005 - Maranhão - Capoeira no Maranhão
Este é o quinto texto da série, e fala sobre a Capoeira Regional...
29/05/2005 - Maranhão - Capoeiragem no Maranhão - Parte IV - Capoeira Angola
Nesta edição do Jornal do Capoeira publicamos a quarta parte da série de artigos sobre a Capoeiragem no Maranhão. Os artigos são frutos de um trabalho de pesquisa elaborado sob a coordenação do Professor Leopoldo VAZ (CEFET-MA)...
23/05/2005 - Maranhão - Capoeira no Maranhão - Angola ou Regional?
Esta é a terceira parte do estudo que o professor Leopoldo Vaz têm publicado no Jornal do Capoeira, referente a Capoeira no Maranhão...
02/05/2005 - Maranhão - Capoeira no Maranhão - Parte II
Segunda parte do artigo "Capoeira no Maranhão", de autoria do Professor Leopoldo Vaz...
25/04/2005 - Maranhão - Capoeira em Sao Luiz do Maranhão
Mestre Eli Pimenta (São Paulo) escreve sobre a Capoeira em São Luiz do Maranhão, meados do século XIX (1863), trazendo novos subsídios para o entendimento do fenômeno da Capoeiragem no Brasil...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS