| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CRÔNICAS

  28/04/2006
  0 comentário(s)


Dr. João Grande em Manhattan

Dr. João Grande em Manhattan Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 71 - de 30/Abril a 06/Maio de 2006

 

Miltinho Astronauta

São Paulo, Capital

 - 28 de Abril de 2006 -

 

Pouco a pouco, naturalmente, esse Jornal do Capoeira vai estocando preciosas informações capoeirísticas.  Claro, vez por outra, aterrisa nessa roda cibernética um ou outro e-mail protestando sobre essa ou aquela matéria. É natural, Capoeira, por definição, é assunto complexo, polêmico e, certamente, fascinante.

Nosso mais recente exemplo - de aumento de acervo - é o extraordinário DVD que acaba de chegar às nossas mãos.  Produzido com base em filmagem  feita durante  uma das antológicas aulas-roda de João Grande, um dos grandes mestres de capoeira de todos os tempos.  Como todos sabem, Mestre João Grande recebeu, nos Estados Unidos, o título de  doutor (Doctor of Humane Letters). Reconhecimento pelo excelente serviço que ele tem prestado à cultura popular do mundo, através da sua querida Capoeira Angola. Foi a primeira vez que um título desses foi outorgado a mestre de capoeira, depois dele, outros exemplos ocorreram no Brasil e, certamente, outros mais não tardarão.

O DVD em questão deixa claro a razão da distinção que lhe foi prestada. É verdadeira aula sobre como dar uma aula. E mais, uma aula de como receber convidado ilustre, no caso Mestre André Lacé,  justamente quem nos remete esse valioso presente.

Através de bilhete, que acompanha o DVD, Professor Lacé explica que a atenção  dada a ele, a sua mulher e as suas filhas, em todas vezes que visitou Nova York, é exatamente igual a atenção que Mestre João Grande dispensa a todo e qualquer convidado que visite sua Academia na Ilha de Manhattan.  Uma lição, portanto, para muito mestre que ainda não atentou para a importância dessa recepção sempre generosa, exemplar e, sobretudo, mandingueira.

Ao longo da filmagem é possível perceber a evolução da aula-roda, como Mestre João Grande vai colocando seus alunos para tocar, cantar e jogar. Sendo que uma de suas alunas, brasileira (tem alunos dos quatro cantos do mundo) surpreende e encanta sempre sola um canto, sem dúvida, uma das melhores vozes que já ouvi cantar capoeira. Tão logo descubra o nome dela, passarei para os leitores, pois a moça deveria gravar seu próprio CD. A Capoeira e os capoeiras agradeceriam.

Como manda a tradição, João Grande fez uma de suas alunas, que aniversariava, jogar com todo mundo. Inclusive com André Lacé, mas preocupando-se, antes, ele mesmo, chamar Lacé para uma volta do mundo.   Para compensar sua movimentação, mais de turista e pai de família em Nova York, em muito boa hora, André Lacé teve por bem inserir, logo após seu rápido jogo com João Grande, pequena parte de uma outra filmagem, feita décadas atrás, numa praça do Rio de Janeiro, por jornalista americano. Nessa roda Lacé aparece jogando - mais jovem e menos pesado - com Mestre Preguiça (Wandendkolk Oliveira, hoje professor de educação física, radicado em San Francisco, Califórnia, onde, há longos anos ensina Capoeira).

 

 

Realmente tenho uma raridade nas mãos.

E não pára aí, ao final da Roda, Dr. João Grande revela que a roda é uma homenagem ao aniversário do saudoso Mestre Pastinha e termina sua roda com uma lição de cantos de despedida improvisados.

Na passagem do vídeo para DVD, André Lace colocou uma Introdução, na base de fotos e com a música da sua marcha de Carnaval "Garota"; logo após a filmagem da roda em Manhattan, André Lacé fez também dois interessantes acréscimos: 1. Capas de alguns livros que considera importante para o entendimento pleno do fenômeno Capoeiragem no Brasil, e 2.  Fotos de diversos mestres e algumas ilustrações raras de capoeira. Como fundo musical  do primeiro capítulo extra (sugestão de leitura) foi colocada a faixa "Tributo ao Mestre Sinhozinho", do Cd "Homenagem aos Bambas do Rio Antigo",  em boa hora idealizado e produzido por Mestre Grilo; e, como fundo musical da parte extra final (fotos de mestres e ilustrações diversas) foi colocada a faixa "Festa pra Logum Edé",  do  extraordinário Cd recentemente lançado por  Lúcio Sanfilippo.

Realmente uma peça que merecia ser apreciada por todo mestre e pesquisador de Capoeira.  Daqui para frente, especialmente em seminários como, por exemplo, esse recentemente promovido no Rio de Janeiro (I Intercâmbio Itália & Brasil) estarei levando esse DVD.

   


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira




  Mais notícias da seção Internacional no caderno CRÔNICAS
12/03/2006 - Internacional - Capoeira em Bournemouth, UK
Instrutora Bia (Grupo Origens do Brasil): a luta por uma capoeira organizada e de respeito...
05/03/2006 - Internacional - Capoeira Origens do Brasil
Instrutora Bia e a Capoeira em Bournemouth, Inglaterra (Reino Unido)...
05/03/2006 - Internacional - Dia Internacional da Mulher Capoeira
- com base no artigo do Dr. André Freire, Portugal - ...
04/12/2005 - Internacional - Capoeira, Europa, Profissão e Sociedade
Crônica "abre alas" sobre a viagem de um casal de Capoeiras pela Europa...
04/12/2005 - Internacional - Encontro Europeu de Angoleiras
O primeiro "Encontro Europeu de Angoleiras" será realizado na pasco de 2006, na Cidade de Colônia, na Alemanha ...
01/08/2005 - Internacional - Capoeira - Arriba el Chile!
Mestre Eduardo - o Chileno -, formado de Mestre Valdenor, desenvolve trabalho em Santiago e San Bernardo, no Chile. ...
20/07/2005 - Internacional - Ginga: da Capoeira ao Futebol
Tempos atrás mestre Damião escreveu ao Zico sugerindo o capo-bol, ou seja, ensinar capoeira em sua "Escolinha de Futebol". O que não foi feito no Brasil, Zico parece estar fazendo na seleção Japonesa....
08/04/2005 - Internacional - Convenção Internacional de Capoeira
Algumas considerações sobre o evento previsto para ser realizado no final de Novembro e início de Dezembro de 2005, Salvador, BA...
09/03/2005 - Internacional - Capoeira & Dia internacional da mulher
Conferência Internacional de Angoleiras, Seattle...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS