| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CRÔNICAS

  25/07/2005
  0 comentário(s)


Lançamento do livro de Mestre Russo

Mestre Russo, da Roda de Rua de Caxias, fez lançamento de seu livro Capoeiragem: Expressões da Roda Livre!. Paralelo a isto, as vadiagens do final de semana correram soltas pelas Rodas e Roças do Rio de Janeiro.

Lançamento do livro de Mestre Russo Nova pagina 1

CAPOEIRAGEM, Expressões da Roda Livre!

Milton Cezar Ribeiro

São José dos Campos, SP

22.07.2205

        O título deste artigo, primeiro de uma série de três, é simplesmente o título do livro que Mestre Russo de Caxias está lançando nas Rodas do Mundo.

        "Um registro valioso que não poderá faltar na biblioteca de um mestre ou de um pesquisador de capoeira". É o que afirmam todos que estão lendo a obra.

        Dia 21 foi "lançamento inaugural", é isto mesmo, o livro contará com uma série imprevisível de lançamentos. Ocorreu no Museu do Ingá, bonito prédio em Niterói, cidade vizinha à Cidade Maravilhosa que é maravilhosa também.

        O lançamento foi precedido de uma palestra-debate e encerrado, obviamente, com uma excelente Roda de Capoeira. Mestre Russo de Caxias foi também autor do tema básico do debate - "Institucionalização da Capoeira - um bem ou um mal?".

        Este primeiro lançamento contou com a presença de autoridades governamentais, jornalistas, pesquisadores, universitários e vários mestres - Paulão, King, Gege e outros. Após a Roda, Mestre Bujão surpreendeu a todos com um belo churrasco em sua casa, onde a "papoeira" permeou a festa. Não faltando nem universitária discutindo sua instigante monografia sobre o tema "Serviços de Inteligência e a Capoeiragem".

        Sobre o livro, falarei mais oportunamente, mas já registro minha admiração pela capa idealizada em função de uma excelente pintura feita pelo extraordinário artista plástico (e capoeira) Aluyzio Zaluar.

        Logo no dia seguinte, dia 22, sexta-feira, houve um segundo lançamento, desta vez, no Leme, em Copacabana, na Roda do Mestre Marron. Para participar desta roda e das seguintes, previstas para o fim de semana, partiu de São Paulo, um grupo muito especial: mestres Zé Baiano de Caraguatatuba-SP (discípulo do saudoso Mestre Gato Preto-BA), Dominguinhos e Raimundinho (ambos da linhagem do também saudoso sergipano Mestre Paulo dos Anjos), sendo que Dominguinhos é formado de Mestre Jequié (Ubatuba-SP) e Raimundinho de Mestre Josias (Jacareí-SP).

 

 

        Em outros tempos, mais tranqüilos e com mais condição de tempo, estaria eu, também, com muita honra, integrando este grupo paulista, que além da Roda do Leme participará, no sábado, da Roda de Capoeira de Mestre Angolinha (Clube Carioca, Jardim Botânico), fechando o fantástico fim de semana, domingo, na internacionalmente famosa Roda da Praça dos Pacificadores, em Duque de Caxias.

 

 

        O que vou dizer agora vai surpreender há muita gente, mas esta seqüência extraordinária de rodas de capoeira chega até a lembrar as rodas da Europa que, hoje em dia, a exemplo do futebol, tem promovido a Capoeira mais do que o Brasil. Pelo menos, mais adequadamente. Muitos dos mestres presentes nessas rodas de lançamento do livro de Mestre Russo de Caxias - podem conferir - têm a mesma impressão.

        Como, infelizmente, não pude ir, através dos mestres paulistas mencionados, enviei uma saudação capoeirística muito especial para Mestre Russo de Caxias e para todos os demais mandingueiros e mandingueiras que vadiaram pelas rodas e roças de Angola, Keto, Gege, Nagô... da Cidade Maravilhosa. Ao som do Mestre Berimbau e sua inseparável e fiel equipe de pandeiro, agogô, atabaque etc.

 

 

        Estou escrevendo este artigo na sexta-feira; segunda-feira tratarei de conversar com os mestres que foram ao Rio e, aí sim, escrevei para vocês mais dois artigos sobre os primeiros lançamentos do livro de Mestre Russo, comentando o "miolo" do seu livro.

        Que, aqui para nós, bem que poderia programar alguns lançamentos aqui por São Paulo.

                    Miltinho Astronauta







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS
Busca em

  
1050 Notícias