| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CRÔNICAS
  28/07/2005
  0 comentário(s)


Livro de Mestre Russo & Vadiações pelo Rio afora
Lançamentos do livro de Mestre Russo de Caxias & Vadiagens no Rio de Janeiro.
Livro de Mestre Russo & Vadiações pelo Rio afora É um rio

É um rio, é um livro, é uma roda

É uma Roda, é um livro, é um rio

Milton Cezar Ribeiro

- Jornal do Capoeira - 27 de Julho de 2005

Livro de capoeira que se preza não se limita a um lançamento formal apenas, vai daí que o livro - Capoeiragem: Expressões de Uma Roda Livre - do Senhor Jonas Rabelo, internacionalmente conhecido como Mestre Russo de Caxias continua correndo roda.

Começou, no dia 25, como noticiamos, no Museu do Ingá, em Niterói, no Rio de Janeiro. Total sucesso, com direito a palestra-debate e roda livre de capoeira, contando com a presença de diversos mestres, capoeiras, pesquisadores e autoridades locais, dentre eles, o administrador e jornalista Mestre André Luiz Lacé, Mestre Gegê (excelente historiador e cantador!), Mestre King (que fez um belo discurso, parabenizando Mestre Russo) , Contramestre Bujão (assistente eficaz de Mestre Russo) e o contramestre Gato Felix, que, como sempre, deu um show com sua capoeira ágil, mandingueira e, como sempre, surpreendente.

Sobre Gato Félix, aqui entre nós, há algum tempo, venho sugerindo uma volta do mundo dele com o contramestre Saci, de Mestre Dominguinhos. Na certeza que será uma dessas voltas inesquecíveis para quem sabe apreciar um jogo manhoso, inteligente e ligeiro (quando necessário).

Mestre Paulão do Rio, presidente da Liga de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro - LICAERJ e vice-presidente da Liga Niteroiense de Capoeira, assim resumiu o lançamento inicial, no Museu do Ingá:

- "Ficamos muito honrados em participar do lançamento inicial do livro de Mestre Russo. Realmente foi um momento muito importante para nossa Arte Afro- Brasileira da Capoeiragem. O registro, em livro, da Roda de Rua de Caxias pode ser considerado como leitura obrigatória para todos, um livro que passará a fazer parte da biblioteca particular de todo capoeirista. Parabéns ao Mestre Russo e ao Bujão pela organização do evento".

Em menos de 24 horas, o livro já partia para o seu segundo lançamento. Desta vez, no outro lado da baía, na Cidade Maravilhosa, mais precisamente na subida do Morro Chapéu Mangueira, na Ladeira Ary Barrosa, no Clube Copaleme, na tradicional Roda de Angola do Mestre Marrom.

Nesta, São Paulo chegou junto!

Representado por uma caravana de bambas - mestres Dominguinhos, Zé Baiano e Raimundinho, todos representantes legítimos da Angola Paulista. Como não poderia ser diferente, foi mais uma dessas rodas mágicas, onde não faltaram, para usar as palavras de Mestre Dominguinhos "voltas do mundo antológicas". Com mestre Russo jogando com o pé, e autografando com a mão...

No Leme estavam também presentes o Mestre Camaleão (Marseille, França), matando saudades da Angola do Rio e de sua quase inseparável moto CB400, o contramestre Dorado (representante do grupo do Mestre Marrom em Bordeaux, França) e Mestre Paulo Siqueira, um dos responsáveis pela Capoeira na Alemanha.

Não parou aí a temporada de lançamentos iniciais do livro de Mestre Russo.

Sábado foi a vez de Mestre Angolinha receber os amigos no Clube Carioca (Jardim Botânico), sendo que as vadiagens entraram noite adentro em um clima de camaradagem e vadiação que muito é peculiar ao Rio de Janeiro. Talvez até por conta das rodas sempre itinerantes que eles promovem mensalmente. Movimento que recebeu o título de VADIANDO ENTRE AMIGOS, que já foi "exportado" para São Paulo e que deve, aos poucos, alcançar outros estados como o Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

No domingo estava tudo certo para acontecer o lançamento na internacionalmente conhecida Roda da Praça dos Pacificadores, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Todavia, Dona Eliana Dias decidiu fazer uma surpresa e fez: convidou toda legião de amigos de Mestre Russo para vadiar mais perto, em sua própria casa, oferecendo a todos uma não menos antológica tradicional feijoada carioca.

Além do pessoal que foi se agregando a partir da quinta-feira, achegaram-se também os mestres Manel (Favela da Maré!) e Urubu (Angola da Lapa!).

Uma semana e tanto, tanto assim, quem já tem gente perguntando quando Mestre Russo lançará seu segundo livro...

Tomando carona neste artigo, informo que, nesta semana, está acontecendo o evento dos Mestres Baixinho e Marrom, em Taboão da Serra, Zona Sul da Capital Paulista. Alguns dos mestres do Rio estão se organizando para vadiarem no campo de mandinga do Grupo Irmãos Guerreiros. Mestre Formiga, de Niterói, alugou uma Van para "subirem" para a Terra da Garoa. Os mestres Dominguinhos, Zé Baiano e Raimundinho estarão também por lá.

É vadiagem que não acaba mais. Valha-me Deus!

Miltinho Astronauta




  Mais notícias da seção Rio de Janeiro no caderno CRÔNICAS
18/06/2006 - Rio de Janeiro - Mestre Hulk e "Bresil, un siecle de combats"
Capoeira-luta, Vale-Tudo, MMA & Curta Metragem no Rio de Janeiro...
23/04/2006 - Rio de Janeiro - Congresso Nacional de Capoeira Angola
Crônica publicada por Mestre André Lacé, no Jornal dos Sports - Rio - 1996...
16/04/2006 - Rio de Janeiro - CAPOEIRAGEM ITÁLIA & BRASIL # 4
Mestre Baiano escreve sobre o "Intercâmbio Brasil/Itália de Capoeiragem" que está se realizando no Rio de Janeiro...
16/04/2006 - Rio de Janeiro - CAPOEIRAGEM ITÁLIA & BRASIL # 3
Dez sugestões de Moções de Congratulação e Louvor, apresentadas durante a Mesa Redonda sobre "Centros de Memória & Atlas da Capoeiragem", dia 12 de abril, Consulado Geral da Itália...
16/04/2006 - Rio de Janeiro - CAPOEIRAGEM ITÁLIA & BRASIL # 2
I Intercâmbio Sócio-Cultural-Esportivo de Capoeiragem Itália & Brasil: Mesa Redonda no Consulado Geral da Itália, Rio - Parte 1...
16/04/2006 - Rio de Janeiro - CAPOEIRAGEM ITÁLIA & BRASIL # 1
I Intercâmbio Sócio-Cultural-Esportivo de Capoeiragem ITÁLIA & BRASIL : Visita ao Mestre André Lacé, Leblon, RJ...
25/02/2006 - Rio de Janeiro - Mestres Bimba, Leopoldina, Edinho, Agostinho dos Santos e Dom Um Romão
Crônica por Mestre André Lacé, versando sobre os mestres citados acima, e navegando um pouco no "mundo do cinema da capoeira", ou melhor dizendo, sobre os documentários antigos e recém-lançados sobre nossa arte...
19/02/2006 - Rio de Janeiro - História da Capoeiragem no Brasil
Nesta crônica trazemos algumas considerações sobre a história da capoeiragem no Brasil, incluindo-se informações sobre o confronto Cyríaco & Sada Miako...
02/08/2005 - Rio de Janeiro - O ensino da capoeiragem no início do século XX
Artigo de Carlos Cavalheiro a repercussão em jornal de Sorocaba, São Paulo, sobre a abertura de Academia de Capoeira no Rio de Janeiro, em 1920. A matéria trouxe a chamada "Um Desporto Nacional"...
25/07/2005 - Rio de Janeiro - Lançamento do livro de Mestre Russo
Mestre Russo, da Roda de Rua de Caxias, fez lançamento de seu livro Capoeiragem: Expressões da Roda Livre!. Paralelo a isto, as vadiagens do final de semana correram soltas pelas Rodas e Roças do Rio de Janeiro....
09/06/2005 - Rio de Janeiro - Terreiro Mandinga de Angola de M. Pedrinho de Caxias realiza evento no Rio de Janeiro
O TMA realiza evento neste sábado, 11 de Junho de 2005, no Rio de Janeiro....
28/03/2005 - Rio de Janeiro - Departamento Feminino de Capoeira
Federação de Capoeira Desportiva do Rio de Janeiro cria novo Departamento...
11/02/2005 - Rio de Janeiro - Manduca da Praia
Crônica escrita por Luciano Milani em 7-fev-2005...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS