| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 CRÔNICAS
  14/05/2006
  0 comentário(s)


Tocantins & Atlas da Capoeira
Tocantins & Atlas da Capoeira Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 73 - de 14 a  20 de Maio de 2006

 

Danillo César - Tocantins

www.jornalmundocapoeira.com

 - 14 de Maio de 2006 -

 

Camaradas das capoeiras do Estado de Tocantins. Estamos também entrando na Roda do Diagnóstico, ou seja, estamos nos organizando para também compor o time que participará dos levantamentos estaduais do "Estado da Arte" de nossa capoeira e capoeiragem. De pronto, certamente alguém poderá se perguntar "Mas quem está a frente deste projeto"... e mais adiante perguntará também "Quem está definindo quem representará cada Estado".  Vou responder com estou vendo este processo.

Há diversas décadas o Mestre André Lace, do Rio de Janeiro - cujo livro acredito que todo vocês já tiveram acesso (Volta ao Mundo da Capoeira) vem alertando às autoridades governamentais sobre a importância de se fazer um diagnóstico de como está a capoeira em nosso Brasil. Mais ainda, com a "explosão" de grupos e academias, que estratégia de políticas públicas e privadas deveriam ser adotadas para proteger e valorizar nossos capoeiras (mestre!) e mesmo nossa capoeira (arte, luta, cultura etc).

            Parece que a semente do Diagnóstico está germinando, sendo que alguns estados já estão se organizando e trabalhando em prol dele. Alguém pode também perguntar: "Mas o que o Danillo Canguru está fazendo neste time". Primeiramente gostaria de esclarecer um outro ponto. Pelo que percebo ainda não existe uma coordenação oficial do processo, mas existe sim um certo consenso se formando para o Mestre Lamartine Pereira da Costa e para o Mestre André Lace encabeçar a coordenação do ATLAS DA CAPOEIRA. Para fortalecer o processo, o Jornal do Capoeira - editado pelo Miltinho Astronauta - está servindo com elo entre os capoeiras representantes dos Estados. Mais ainda, o professor Leopoldo Vaz, do Maranhão, parece que está comandando os "tambores", à partir de São Luis, e motivando nossos pares. O resultado é que camaradas dos diversos estados estão sendo convidados. E respondendo a pergunta em destaque acima, recebi também este convite especial e estamos entrando para o time de trabalho.

 

O Atlas da Capoeira no Tocantins

 

            Há exatamente um mês publicamos a primeira edição do Jornal MUNDO CAPOEIRA, que tem, dentre outros objetivos, o de documentar e divulgar informações sobre as capoeiras no Estado do Tocantins. Já fizemos diversas entrevistas com alguns mestres, contramestres e professores. Nossa intenção, no quando das entrevistas, era a de "alimentar" este nosso Jornal. Mas parece que o projeto está assumindo magnitudes e direções maiores do que pensávamos originalmente. Há começar pelas entrevistas que não serão mais somente para servir de fonte de informação para as matérias, mas sim para construirmos, juntos o ATLAS DA CAPOEIRA NO ESTADO DO TOCANTINS.

            Nesta tarefa, todos os mestres, contramestres e professores serão essenciais. Estaremos chamando também para a Roda os historiadores, folcloristas e crônicas de nosso Estado para participarem do processo. Todos serão registrados. Mas para que tenhamos um trabalho representativo, precisamos da colaboração e compreensão de todos.

 

            Não será tarefa fácil fazer todo o trabalho a poucas mãos.Todos que tiverem interesse e disponibilidade de participar, solicitamos que entrem em contato conosco, pois juntos poderemos fazer um trabalho mais representativos. Mestres como Fumaça, Soldado, Besouro, Timbal e Gean Surfista  - só para ficar em alguns bons nomes - serão devidamente registrados no Atlas. Nosso Mestre Squisito, é claro, também estará devidamente incluído.

 

            Aos Mestres Lamartine, André Lacé (RJ), aos camaradas Miltinho (SP), Leopoldo (MA), Bené Zumbi (PB) desejamos muito sucesso nesta nossa empreitada.

 

Na foto estão Mestre Pombo de Ouro, Mestre Squisito agachado, no pandeiro Mestrando Mafú, berimbaus, Mestres Tambor e Cláudio Danadinho

 

            Atendendo ao chamado do gunga, já estamos na Roda.

            Um Axé à todas e à todos.

 

Danillo Canguru - Jornal MUNDO CAPOEIRA

www.jornalmundocapoeira.com

 


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS