| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS
  22/05/2006
  0 comentário(s)


Associação Karibê :: Sardegna & Rio de Janeiro
Graduadas Janaina "Pocahontas" e Sara "Rasta"
Associação Karibê :: Sardegna & Rio de Janeiro Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 74 - de 21 a 27 de Maio de 2006

 

Jornal do Capoeira

www.capoeira.jex.com.br

São José dos Campos, Maio/2006

 

Este Ano de 2006, todos já sabem que foi instituído, ao menos no âmbito deste Jornal do Capoeira, como o Ano Internacional da Mulher Capoeirista. Recentemente foi realizado o Primeiro Encontro Europeu de Angoleiras, na cidade de Kölm (Colônia), Alemanha. Dentre as convidadas especiais estavam as Mestras Janja (SP) e Paulinha (BA). Na próxima edição publicaremos uma matéria específica sobre o encontro europeu.

            Estaremos também, com certa freqüência, publicando alguns perfis de capoeiristas que "são discípulas que aprendem e mestras que dão lição". É bem o caso das graduadas Pocahontas e Rasta, abaixo, ambas são discípulas do Mestre Celinho. Mestre Celinho é da Região dos Lagos, Rio, e hoje ensina capoeiragem na Ilha da Sardegna, Itália.

 

POCAHONTAS:

Janaina Araújo dos Santos (foto 1), a Graduada Pocahontas, tem 30 anos, e é formada em Informática pela Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Pocahontas pratica capoeira há 8 anos, na Associação de Capoeira Regional Karibê, com seu irmão Mestre Celino.

A Karibê foi fundada pelo seu saudoso pai, o Mestre Sereno, um dos grandes mestres da capoeira carioca. Pocahontas atualmente faz parte da assessoria de projetos e é coordenadora de publicidade do Grupo Karibê. É também campeã da categoria solo aberto, título que alcançou na Região dos Lagos, RJ. Ela é também segunda colocada na categoria "duplas aberto", Região dos Lagos.

Pocahontas sustenta ainda o título de penta-campeã dos campeonatos internos da Associação Karibê, e já tem participado de mais 200 eventos de capoeiragem em vários estados do Brasil.  Em setembro de 2006 estará ministrando um curso de Dança Afro e de Maculelê em Sardegna - Itália.

 

RASTA:

Sara Tedeschi, conhecida na capoeira italiana com Graduada Rasta, tem 23 anos, é universitária e estuda línguas estrangeiras modernas na Università di Lingue e Letterature Straniere Moderne da cidade de Sassari isola da Sardegna, Itália.

Rasta é Campeã do Primeiro Campeonato de Capoeira da Isola da Sardegna pela Associazione Culturale Lince Karibê. Ela já fez vários cursos  na área da capoeiragem como de Dança Afro, Dança do Maculale, Instrumentos da capoeira, atualização de movimentos em capoeira, técnicas desinquilibrantes, capoeira angola, capoeira regional e didática educacional infantil na capoeira.

Atualmente ministra aulas em um projeto capoeira na escola pela  Associação Karibe na cidade de Sennori - Sardegna, no Instituto Scolastico Elementare Anna Frank, onde ensina nossa arte para 100 crianças. A supervisão dos trabalhos é do Mestre Celinho (maestro Marcelo Santos).

 

Show "Capoeira Karibê" : Marretinha, Princesa, Rasta & Mestre Celinho

 

Um abraço mandingueiro!

 

Iê "un giro al mondo"... Iê "un giro al mondo", camará..

 

Miltinho Astronauta


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS