| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS
  25/04/2006
  0 comentário(s)


Capoeira: Descobrimento do Brasil, Liberdade da Itália
Capoeira: Descobrimento do Brasil, Liberdade da Itália Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 70 - de 23 a 29 de Abril de 2006

 

Miltinho Astronauta

São Paulo, Capital

 - 25 de Abril de 2006 -

 

            Dia 22 de Abril o povo brasileiro também comemorou o "Descobrimento do Brasil". Digo também por que não foi somente o povo brasileiro quem comemorou. Da Itália, mais precisamente da Ilha de Sargenha, Mestre Celinho nos informa que os ítalos-capoeiras estiveram em festa no dia 22. Não por coincidência, hoje, dia 25 de abril, a Itália comemora seu "Dia da Liberdade". Segundo Mestre Celinho, a comemoração conjunta "Descobrimento do Brasil" & "Dia da Liberdade na Itália", é uma parceria entre o Instituto Escolástico Anna Frank e o Projeto Capoeira na Escola. É a Capoeira servindo, mais uma vez, para ensinar a história de nosso país na Europa.

 

        Para as comemorações, Celinho reunião 100 crianças do projeto, fazendo apresentação de Maculelê  e uma Roda de Capoeira. Também foi feita uma espécie de palestra na Biblioteca Comunale de Sennori Dotoressa Laura Marongiu, sendo os temas-base "Capoeira & Liberdade". Cá para nós, não se poderia fazer comemoração mais sinérgica do que esta, pois a capoeira representa, para nosso povo, uma das maiores luta pela liberdade.

        Neste mundo globalizado, percebe-se que ninguém mais "ginga só". Juntamente com as informações das comemorações apresentadas acima, Celinho adianta que enviará notícias de diversos outros eventos que estão acontecendo do outro lado do Oceano, dentre eles o do Mestre Camaleão -França (será o amigo Camaleão, angoleiro do Rio de Janeiro?); do contramestre Namorado - Portugal; do professor Fominha - Espanha e; do Mestre Jorge Draga - Austrália.

        Há pouco mais de uma semana estava eu no Rio de Janeiro, no Consulado Geral da Itália, participando de um excelente debate sobre Capoeira na Europa, Atlas da Capoeira e Centros de Memória - promovido pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil - quando Mestre Zé Maria (que viveu e ensinou capoeira na Itália por mais de vinte anos) comenta:

 

                - "Tem um rapaz, filho do Mestre Sereno, que está fazendo um excelente trabalho em Sardenha".

 

        Não por coincidência Mestre Zé Maria estava referindo-se exatamente ao Mestre Celinho, realmente filho de Mestre Sereno. Atendendo à nosso pedido, Celinho comprometeu-se enviar-nos uma biografia completa sobre seu pai. Vamos aguardar!

        Enquanto isto, vejamos, pois, algumas fotos destes "piccolos capoeiras" que aprendem a gingar na Ilha da Sargenha.

 

 

 

 

 


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira




  Mais notícias da seção Italia no caderno NOTÍCIAS
22/05/2006 - Italia - Associação Karibê :: Sardegna & Rio de Janeiro
Graduadas Janaina "Pocahontas" e Sara "Rasta"...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS