| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS

  27/04/2006
  0 comentário(s)


Capoeira em Belém do Pará

FEPAC participa do sétimo aniversário da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer - SEEL

Capoeira em Belém do Pará Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 71 - de 30/Abril a 06/Maio de 2006

 

Fernando Rabelo de Souza

Belém do Pará

 - 27 de Abril de 2006 -

 

A Federação Paraense de Capoeira - FEPAC, criada em 1995, está participando das atividades comemorativas do sétimo aniversário de criação da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer - SEEL, órgão integrante da Secretaria Especial de Promoção Social do Governo do Pará.

Uma das atividades comemorativas foi roda de capoeira em 25.04.06 e 26.04.06 no Shopping Castanheira, que em tudo, exceto o tênis preto de Me. Nazareno, seguiu os moldes oficiais da Federação Internacional de Capoeira - FICA, http://www.capoeira-fica.org/ e Confederação Brasileira de Capoeira - CBC, os dois órgãos máximos de administração desportiva da Capoeira a que a FEPAC se encontra vinculada e filiada.

 Estiveram presentes, entre outros, mostrando  a plástica e mandinga da capoeira, os atletas participantes  do Programa de Fabricação de Ídolos Desportivos e Culturais administrado pela SEEL, Thiago Calandrini Moia e a capoeirista gatíssima, Srta. Catarina Chaves Cunha de Barros (foto 1) e Raimundo da Conceição Cordeiro (foto 2 - de costas, jogando).  Esse programa de governo, que logo no início de sua implementação já foi incluindo atletas filiados a FEPAC, se constitui em bolsas a atletas das diversas modalidades, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento físico e psicológico e, também, indiretamente, como incentivo à pratica desportiva organizada.

Mestre Nazareno Souza de Lima, atual Presidente da FEPAC, disse estar satisfeito com a parceria entre SEEL e FEPAC porque, além da concessão das bolsas aos atletas do Programa de Fabricação de Ídolos, a SEEL sempre apoiou a capoeira, seja fornecendo ônibus para participação em campeonatos brasileiros, seja, como agora, apoiando integralmente o Campeonato Paraense e a Copa SEEL de Capoeira, esta última, prevista para 27 e 28.05.06, aberta,  também, para os não filiados a FEPAC em todo o Estado do Pará, cujas inscrições já se encontram em andamento nas sedes das Associações Rei, Luta Nossa e Academia de Capoeira Cambará.

 

Mestre Nazareno- Presidente da FEPAC, ao centro, de tênis preto

 

O Gestor da SEEL, Dr. José Ângelo Souza de Miranda, de quem se diz, nos bastidores do esporte no Pará, que gosta de fazer discretas visitas surpresa em locais onde se praticam esportes apoiados por aquela Secretaria de Governo,  prestigiou a roda de Capoeira com sua presença.


Fernando Rabelo de Souza

e-mai: rabelo@nautilus.com.br
Mestre da Academia de Capoeira Cambará
Av. Alcindo Cacela, 4092 - Bairro da Condor
CEP 66065 000 - fone 91 3089 0325
Belém - Pará - Brasil


Fotos por Nilo Pinheiro Móia.


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira




  Mais notícias da seção Federações no caderno NOTÍCIAS
31/03/2006 - Federações - Centro de Memória da Capoeira do Rio
Mestre Paulão do Rio comenta matéria sobre a criação do "Centro de Memória da Capoeira do Rio de Janeiro", proposto por Mestra Cigana da Federação Nacional de Capoeira e da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro (FCERJ)....
31/03/2006 - Federações - Federação Paraense de Capoeira - FEPAC
A FEPAC realizou o "Festival de Cantigas Inéditas de Capoeira" em 26.03.2006, Belém do Pará....
19/03/2006 - Federações - Pará: Trofeu "Melhor do Ano"
Academia de Capoeira Cambará: prêmio "Troféu Melhor do Ano". Entidades filiadas à Federação Paraense de Capoeira - FEPAC-, poderão participar do prêmio...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS