| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS

  21/05/2006
  0 comentário(s)


Capoeira para Deficientes no SENECA II - Florianópolis

Professor Atrazado, de Joaçaba/SC, apresenta resultados de projetos sobre "Capoeira para Especiais"

Capoeira para Deficientes no SENECA II - Florianópolis Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 74 - de 21 a  27 de Maio de 2006

 

Jornal do Capoeira

jornaldocapoeira@yahoo.com.br

São José dos Campos, SP

21 de Maio de 2006

 

No final de semana do dia 12 a 14 de maio, aconteceu em Florianópolis o II SENECA - Seminário Nacional de Estudos sobre Capoeira. O evento contou com a participação de autoridades do poder público entre outros mestres e doutores.

O II SENECA foi realizado no Centro de Eventos e Cultura da UFSC, e no cerimonial de abertura contou com a presença da secretária estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério do Esporte, diretor da Fesporte João Guizzoni, entre outras autoridades.

Durante a realização do evento aconteceram apresentações de trabalhos relacionados a capoeira. Os estudos apresentados foram em forma de comunicação oral e pôster. O acadêmico Fernando Cássio Orso Alves, monitor de capoeira conhecido como Monitor Atrazado apresentou seu estudo denominado "Capoeira: Uma proposta para deficientes". Trabalho esse desenvolvido na cidade de Joaçaba, SC.

Fernando apresentou algumas propostas de adaptação da capoeira para pessoas portadoras de deficiências. Dois de seus trabalhos já obtiveram resultados promissores. O primeiro foi o sucesso da adaptação da capoeira para deficientes físicos cadeirantes, que mereceu destaque de capa do Jornal A Notícia - dia 04 de agosto de 2005. O segundo trabalho refere-se ao ensino da capoeira para pessoas que apresentam deficiência mental. Este segundo trabalho vem sendo desenvolvido na Escola Especial Frei Bruno - APAE de Joaçaba, SC.

Após apresentar essas adaptações, comprovadamente possíveis, Fernando apresentou os resultados inicialmente obtidos com o ensino da capoeira para deficientes. Posteriormente propões adaptações da capoeira para deficientes auditivos, deficientes físicos (amputados, hemiplégicos, tetraplégicos e les autres) e deficientes visuais. Os trabalhos terão continuidade junto aos atletas da ARAD (Associação Regional dos Atletas Deficientes), de Joaçaba, e tem início previsto para Junho de 2006.

 

III SENECA

 

O IIIº SENECA acontecerá no mês de maio do ano de 2008, na cidade de Brasília. DF. Além de apresentar o resultado final desse estudo, Fernando pretende levar outros trabalhos originais e inovadores do mundo da capoeira. Lá estará discutindo o futuro da capoeira com um grande número de mestres de capoeira que se encontram no contexto acadêmico com títulos de Mestres e Doutores nas áreas de educação, sociologia e antropologia.

 


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS
Busca em

  
1050 Notícias