| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS

  31/01/2006
  0 comentário(s)


Documentário "Pernada de Sorocaba"

Pernada em Sorocaba no programa Memória Viva da TVCOM Sorocaba canal 7 da NET. A programação será apresentada durante todo o mês de Fevereiro de 2006

Documentário Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 58 - de 29/Jan a 04/Fev de 2006

 

Sergio Aranha

Sorocaba-SP

Jan. 2006

Estréia dia 30 de janeiro, nesta próxima segunda-feira, às 22,20 horas com horários alternativos: quartas-feiras 20,00 horas e aos sábados às 16,00 horas, com exibição durante todo o mês de fevereiro (segundas-feiras: 30, 6, 13,20 e 27;às quartas-feiras: 01, 8, 15 e 22 e aos sábados dia 4,11, 18 e 25) o documentário Pernada em Sorocaba.

Produzido com apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), o vídeo-documentário "Pernada em Sorocaba - Ginga Pela Arte...Ginga Pela Sobrevivência", estréia no programa Memória Viva. Realizado pelo capoeirista Joelson Ferreira, o vídeo conta, por meio de depoimentos e imagens antigas, a história da Pernada, manifestação folclórica regional precursora da capoeira em Sorocaba, entre as décadas de 40 e 70.

O documentário de 30 minutos de duração foi realizado de novembro do ano passado até outubro de 2005 e conta com 28 depoimentos e imagens obtidas graças ao trabalho de pesquisa do capoeirista com o apoio dos folcloristas e historiadores Carlos Carvalho Cavalheiro e Adilene Carvalho Cavalheiro. "A idéia surgiu a partir de pesquisas que eu já havia feito sobre o tema. Levei a idéia para o Carlos e para a Adilene e nós então demos início ao documentário", conta Joelson.

Ele explica que a pernada, diferente da capoeira, era apresentada durante os desfiles de carnaval, acompanhando os blocos que saiam às ruas. "Ao invés do berimbau, a pernada era jogada ao som de samba tocado por instrumentos de percussão como pandeiro, reco-reco e zabumba", explica. O movimento, segundo ele, acontecia em Sorocaba, é derivante das lutas e jogos afro-brasileiros trazidos para o Brasil pelos negros no tempo do Brasil colônia, assim como o bate-coxa de Alagoas, o passo do frevo em Pernambuco, o samba de aboio em Sergipe, a tiririca na capital paulista e a também chamada pernada do Rio de Janeiro.

Em Sorocaba, a Pernada era praticada nas rodas de samba do clube 28 de Setembro ou no campo de futebol de chão de terra batida da Água Vermelha, próximo da Igreja de João de Camargo. Na década de 70, com a chegada das escolas que ensinavam a capoeira baiana, o movimento foi se perdendo e caindo no esquecimento. "A intenção do documentário é resgatar essa manifestação folclórica que ocorria no interior paulista aqui em Sorocaba", destaca o capoeirista.

No documentário, nomes como Osvaldinho da Cuíca, Marcelo Manzatti, Toninho Macedo, Mestre Falcon, Mestre Pedro Feitosa, Toniquinho Batuqueiro, Ademir Barros, Mazé Lima, José Lima, Carioca e outros estudiosos e saudosistas da Pernada falam sobre a manifestação em depoimentos.

Pernada em Sorocaba - Todo mês de Fevereiro
Programa Memória Viva, TVCOM, canal 7 , NET
segundas  22,20 horas; quartas 20,00 horas e aos sábados 16,00 horas
Sergio Aranha - www.memoriaviva.org.br

Foto:  Mestre Pedro Feitosa, Mestre Damião, Carlos Cavalheiro e Joelson Ferreira


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira

 







Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS
Busca em

  
1050 Notícias