| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS

  23/01/2006
  0 comentário(s)


RODAS DE "PAPOEIRA"

Rodas de Papoeira pela Europa, pelo Brasil e no Japão

RODAS  DE Coquinho Baiano

Jornal do Capoeira - www.capoeira.jex.com.br

Edição 57 - de 22/Jan a 28/Jan de 2006

 

Milton Cezar Ribeiro

São José dos Campos

01/2006

 

Durante minha breve estada na Europa (31 dias), entre setembro e meados de outubro de 2005, estive em contato direto com alguns mestres, pesquisadores e centros de capoeira em Portugal, na Itália e na Alemanha.

Assunto que certamente merece viagem muito mais longa e específica (fui para treinamento acadêmico-profissional), pelo que agradeço a generosa recepção que tive e aproveito para pedir desculpas aos que não pude visitar.

Mas não faltarão oportunidades, espero eu, e, em alguma outra "vorta do mundo" aterrisso com mais tempo.

O fato é que, já nos preparativos para a viagem comecei a  receber alguns convites,  o que para mim foi uma surpresa extremamente agradável. Sobretudo porque a maioria dos convites embutia proposta para palestras e até cursos relâmpagos de capoeira. O que me permitiu confirmar o mérito da preocupação e da visão ecumênica do Jornal do Capoeira, cada vez mais, lido por um número sempre crescente de capoeiras e pesquisadores.

Preso, como adiantei, a uma agenda rígida, fui obrigado a declinar de boa parte desses generosos convites.  Felizmente, entretanto, outra boa parte pode ser atendida, graças, devo dizer, ao talento gerencial da responsável pela minha agenda - Keila Italianíssima Cornetta - minha esposa e companheira nessa "volta do mundo" européia.

Na Alemanha cheguei a ministrar duas aulas-palestra, experiência extremamente positiva, de duas mãos, interessante e enriquecedora para ambos os lados, para mim enquanto "instrutor" e para os atentos "aprendizes".  Provando, mais uma vez, a sabedoria dos mestres mais velhos: "todo mundo é discípulo que aprende e é mestre que dá lição".

 

 Ao retornar o Brasil comecei a receber cobrança de todo lado, todos cobrando um longo relatório. Sobre a Alemanha, especialmente, perguntavam:

- Como você deu as aulas e proferiu palestras sem domínio da língua Alemã?

 

Ao que eu, de pronto, respondi:

- Falei a língua Capoeira.

 

 Um misto de Português brasileiro, Inglês meio texano (por conta de minha origem interiorana paulista) e raras palavras de alemão, somaram-se as palavras ditas pelo corpo (dizem que o Corpo Fala; comprovei isto na prática), todos nós acabava-nos entendendo. Justiça seja feita: em Leipzig (Alemanha), pude contar com o apoio logístico do amigo Christoph Knogge, pesquisador do Instituto UFZ Leipzig-Halle, especialista em primatas e coordenador do projeto "Cooperação Brasil - Alemanha para a Mata Atlântica". Ele, um excelente capoeirista, é discípulo do professor Paulinho Baraúna e pertence ao grupo CEACA de Mestre Alcides Lima.

 

 

 

Minha pronta resposta, mais adiante, levou-me a uma curiosa reflexão:

-          Será que "Capoeira" virou linguagem ou forma de comunicação?

Ou melhor, será que capoeira sempre foi uma linguagem e uma forma de comunicação?

 

Linguagem corporal e oral, ambas extremamente criativas.

Veja-se, por exemplo, o caso do termo "Papoeira", que aos pouco  vai se alastrando e já praticamente tomou conta de todo o mundo.

 

Mais dia, menos dia, o professor Pasquale incluirá, se é que já não incluiu, os seguintes termos em seu dicionário de língua portuguesa:

 

"Capoeirar" - ato ou ação de praticar, jogar, lutar, dançar, e viver a filosofia da Capoeira;

"Papoeirar" - ato ou ação de conversar, debater e discutir sobre Capoeira; nos dias atuais, por razões óbvias, sugere-se papoeirar com quem esteja capacitado a aceitar o contraditório;

 

 

Papoeiragem no Morro do Turano

 

            Um de meus melhores momentos de "papoeiragem" (seria outro termo?) que me recordo foi logo após uma roda de Capoeira Raiz, Capoeira Tradicional (hoje em dia genericamente chamada de Angola), promovida pelo Mestre Camaleão (um filósofo nato!), no Rio de Janeiro. Roda que contou com presenças brilhantes como a dos mestres Dominguinhos e Noel (São Sebastião, SP), Formiga (Morro da Igrejinha, Niterói, Rio), Angolinha (Universidade Federal Rural - Rio) e Marrom (Ladeira Ary Barroso, Copa-Leme, Rio).

           

Tal papoeira tomou corpo no Morro do Turano (Tijuca, Rio), durante uma Roda de Samba que entrou madrugada adentro. Ali, enquanto todos molhavam as palavras, inseriam uma estrofe nos sambas de improviso (desafios cantados), quase não ficou um tema sequer sem ser debatido. Pode-se dizer que a Capoeiragem como um todo foi passada a limpo. De Sinhozinho à Mestre Mucungê, de Plácido de Abreu à ODC, Zuma e Inezil Pena Marinho. Das rodas de rua de Caxias, às da Baixada Fluminense. Das rodas da Ladeira Ary Barroso às do Morro da Igrejinha. Da Capoeira da Ilha do Governador (reduto de Mestre Camaleão) às capoeiras dos Arcos da Lapa (Mestre Arerê).

            Ousaria dizer que tanto as rodas de Capoeira e Samba, quanto às de Papoeira foram antológicas, dignas realmente de constar de uma Antologia da Capoeira (quem sabe um dia teremos?). Tivessem sido gravadas estavam hoje correndo mundo com enorme e merecido sucesso.

 

 

 

 

Roda de Papoeira na Terra do Sol Nascente

 

            Foi com grande satisfação que, do Japão, mais precisamente da cidade de Nagóia, recebo do amigo Shinji "Liberdade" Kubohara, discípulo de Mestre Brasília, a informação de que ele finalmente inaugurou a primeira Roda de Papoeira (http://capoeira.exblog.jp - on line). Da Terra do Sol Nascente para o mundo!

 Não se trata de apenas mais um fórum de discussões (pouco proveitosos na maioria dos casos), mas sim de um espaço reservado para disponibilizar informações diversas, textos, artigos, crônicas e transcrições de obras raras sobre nossa Capoeira.

            Com apenas uma semana no ar o saite "Roda de Papoeira" do Liberdade já está batendo todos os recordes de acesso de acordo com a "Google rates" (um recurso computacional que avalia a "popularidade" dos saites).

            Considero-me um tanto "culpado" pela novidade que o Liberdade traz a público, uma vez que sou um grande admirador dos estudos sérios e pesquisas que este jovem professor - para mim um  novo mestre - vem desenvolvendo no Japão (e no mundo via internet), em prol de nossa Capoeira. Por diversas vezes sugeri gentilmente que ele  começasse a escrever sobre a Capoeira Raiz.

           

            Satisfação maior ainda foi saber que o Roda de Papoeira do Liberdade estará, dentro em breve, transcrevendo algumas das crônicas e matérias do nosso modesto Jornal do Capoeira para o idioma e alfabeto japonês. Por questões técnicas não teremos como acompanhar pari passu as traduções. Mas depositamos total confiança no amigo Liberdade, sabendo que em breve, estaremos recebendo do consulado Japonês no Brasil um convite para assistir o lançamento do primeiro livro Japonês sobre "sua capoeira". O título do livro, certamente será algo do tipo "Capoeira, tradição e liberdade: um tributo aos nipo-brasileiros".

 

            Ao mestre Brasília e à sua inseparável companheira e professora de Capoeira Anete Cardoso, e também ao amigo Shinji Liberdade, nossos mais sinceros agradecimentos pelo respeito e dedicação com que tem levado nossa arte da Terra do Sol Escaldante para a Terra do Sol Nascente.

 

                        Arigatou!

 

                  Miltinho Astronauta SAN!

 

Nota sobre as ilustrações:

    1. Miltinho Astronauta vadiando em Leipzig, Alemanha;

    2. Mestre Alcides (CEACA) e discípulos, incluindo-se o Christoph;

    3. Homenagem à Yemanjá, Marseille, França: Mestres Camaleão, Dorado, Dominguios e Fabuya. Junho/2005;

    4. Papoeiragens no Morro do Turano (Mestre Camaleão) & nos Arcos da Lapa (Mestre Arerê);

    5. Shinji "Liberdade" Kubohara

 


2006 - Ano Internacional da Mulher Capoeirista no Jornal do Capoeira




  Mais notícias da seção Informação no caderno NOTÍCIAS
12/03/2006 - Informação - Capoeira & Maturidade: Informação e Memória
O "1º Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva" será realizado em Brasília, de 28 a 2 9 de abril do corrente ano....
19/02/2006 - Informação - Revista e Jornal "Na Roda da Capoeira"
Capital paulistana conta com nova revista especializada em Capoeira, sob responsabilidade de Mestre Grande. À partir de Março de 2006, Mestre Grande estará circulando também um jornal impresso sobre a Capoeira no Estado de São Paulo...
04/12/2005 - Informação - Capoeira: Dois Livros em formato digital
Livros "Manuscrito de Mestres Pastinha" e "Canjiquinha, a Alegria da Capoeira" disponíveis gratuitamente no site de Luciano Milani...
19/11/2005 - Informação - Documentários na TV
Os documentários "Quilombo" e "Mandinga em Manhatan" serão exibidos neste final de semana (dia 20/11)...
06/11/2005 - Informação - Ligando a Capoeira ao Savate II
Antropópologo com pós-doutoral manda outra prova sobre a relação entre a Capoeira e o Savate...
19/09/2005 - Informação - Capoeira: Volta ao Mundo pela Europa
Estou na Europa garimpando, nas horas vagas, boas notícias sobre Capoeira. Dentro de 20 dias retornarei ao Brasil e ao nosso Jornal da Capoeira. Cordialmente, Miltinho Astronauta. ...
19/07/2005 - Informação - Bahia: Desfile 2 de Julho
Associação Mangangá também participou das festividades da Independência da Bahia...
12/07/2005 - Informação - CECIP & Campanha Direitos São Para Valer
A ONG CECIP, sediada no Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Palmares e com o Ministério da Cultura lança matérial de "Ação Contra a Discriminação Racial" ...
11/07/2005 - Informação - Fundação Mestre Bimba
FUMEB: A Fundação, Serviços & Comemorações...
23/06/2005 - Informação - Mestre Gavião (RS) & Carta-protesto
Vitor Hugo Narciso (Mestre Gavião), Presidente da Liga Regional de Capoeira do Rio Grande do Sul, envia carta-circular em protesto à Comissão da 3ª Semana de Capoeira de Porto Alegre. Fala também sobre a conduta da Delegação Riograndense que participará do III CNC, em Salvador, BA...
31/01/2005 - Informação - Quilombo em São Paulo - reconhecido por Lei
O Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP, reconhece mais um Quilombo...
19/01/2005 - Informação - Mestre Kadu: Afastamento da EBC
Mestre Kadu comunica seu afastamento da Escola Brasileira de Capoeira - EBC....
05/01/2005 - Informação - Informativo Folhas de Angola
A Fundação Internacional de Capoeira Angola do Rio de Janeiro lançou o informativo Folha de Angola....



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS