| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do CAPOEIRA
Desde: 28/10/2004      Publicadas: 1050      Atualização: 18/06/2006

Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS


 NOTÍCIAS
  30/08/2005
  1 comentário(s)


São Carlos:: Capoeira e CAASO
Está acontecendo a Semana Cultural da Universidade de São Carlos. Amanhã (4af dia 30 de Setembro) o Grupo Cativeiro Capoeira participará com Samba de Roda. Hoje (terça 29) tem palestra com MV Bill. O texto a seguir foi preparado pelo grupo de pesquisa do CAASO, fazendo-se a ligação entre a Capoeira e o Centro Acadêmico
São Carlos:: Capoeira e CAASO Nova pagina 1

Jornal do Capoeira www.capoeira.jex.com.br

Edição 45: 29 de Agosto à 04 de Setembro de 2005

 

São Carlos, Agosto de 2005

Grupo de Pesquisa - Capoeira

Pra quem vê hoje uma semana cultural acontecendo no CAASO, talvez não saiba que desde o início da história do campus, várias manifestações culturais vêm resistindo aos obstáculos. A falta de incentivo e o descaso foram alguns dos motivos para que muitas iniciativas culturais não "vingassem", aqui no centro acadêmico. Em nome do Grupo Cativeiro Capoeira, vamos tratar da trajetória desse jogo-luta-dança que há mais de três décadas acompanha a história do CAASO.

Os primeiros relatos da capoeira no CAASO, e talvez até na cidade de São Carlos, aconteceram no início dos anos 70, através de Mestre Miguel Machado, presidente do Grupo Cativeiro Capoeira, na época Grupo de Capoeira Oxumaré. As aulas aconteciam no próprio centro acadêmico numa sala próxima ao bandejão, onde os alunos (alguns hoje professores da USP) iniciavam os primeiros aprendizados na capoeira.

Depois de uma pausa de alguns anos, mais exatamente em 1977, Mestre Simião (na época professor), que já havia ensinado capoeira na cidade, volta de Mundo Novo/BA e retoma seu trabalho nessa arte em São Carlos, desta vez no CAASO. Com aulas abertas também para a comunidade, iniciava naquela época uma aproximação, talvez involuntária, entre moradores e a Engenharia, modo como era chamado o campus da USP/São Carlos. Um desses alunos de fora do campus que aproveitaram essa oportunidade de entrar em contato com a cultura da capoeira foi Mestre Izael. Na época adolescente, mantém até hoje um trabalho importante dessa arte em São Carlos.

Mestre Simião também foi responsável pelo primeiro batizado de capoeira da cidade de São Carlos, pelo Grupo Cativeiro, no dia 27/08/1978 no bandejão. Festa essa que tem como objetivo o contato entre a família e os amigos do capoeirista com o jogo, além de marcar a evolução do aluno. Sofrendo com a falta de apoio dentro do centro acadêmico, em 1979, Simião decide ensinar em outros espaços.

Após um intervalo de quase 20 anos, o retorno da capoeira ao CAASO ocorreu a partir de um convite feito a Mestre Izael, em 1998. Durante os poucos meses que ficou, o desrespeito pelo seu trabalho ficou caracterizado pela forma como foi tratado pela diretoria do CAASO na solução de problemas corriqueiros.

Pouco tempo depois, após uma reforma, o salão social se transformou em um grande depósito até que o Professor King e o monitor Camarão (hoje professor) decidiram mudar. Realizaram um mutirão para limpar o salão e começaram a dar aulas. Mesmo com características distintas, ambos seguiram ensinando e divulgando a capoeira em todos os seus aspectos: esportivo, social e cultural.

Em 2004, o professor King termina seu trabalho acadêmico e retorna para Piracicaba. Segue até hoje o professor Camarão com o trabalho mais duradouro de capoeira no campus, com os treinos semanais, aulas para crianças que freqüentam a creche da universidade (CCI) e os Batizados anuais. Vale ressaltar que todas as atividades são abertas para a comunidade. Além dessas atividades, o Grupo Cativeiro Capoeira também divulga seu trabalho através de rodas em praças públicas e em festas no campus, com apresentações de origem afro-brasileiras, tais como o samba de roda e o maculelê.

Em 6 anos de experiência, nós do Grupo Cativeiro Capoeira, sentimos na pele a falta de valorização dos movimentos culturais. Como por exemplo a dificuldade em manter um espaço fixo para treinos e rodas, sendo necessária a negociação da permanência no salão a cada ano com a diretoria acadêmica. Dessa forma ficamos dependentes da opinião das diversas chapas que se sucedem, muitas vezes formadas por alunos que desconhecem a história do centro acadêmico e não enxergam a parte cultural como algo a ser valorizado. Assim manifestamos nosso apoio à diretoria atual, a qual tem se mostrado aberta ao diálogo, além de incentivar a cultura no campus. Um resultado desses esforços é o MACACO (Movimento Artístico e Cultural do CAASO), uma iniciativa a ser tomada como exemplo!

Grupo de Pesquisa - Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira - 30/08/05




  Mais notícias da seção Interior Paulista no caderno NOTÍCIAS
16/04/2006 - Interior Paulista - Capoeira em Bauru, SP
Seleção Bauruense de Capoeira & Projeto "Casa da Capoeira"...
12/03/2006 - Interior Paulista - Sorocaba :: Feitiços da Vila & Pernada de Sorocaba
Sobre o documentário PERNADA EM SOROCABA - capoeira primitiva do interior paulista -, que foi exibido durante todo o mês de Fevereiro de 2006 pela TVCOM, canal 7, NET - Programa Memória Viva...
31/01/2006 - Interior Paulista - Documentário "Pernada de Sorocaba"
Pernada em Sorocaba no programa Memória Viva da TVCOM Sorocaba canal 7 da NET. A programação será apresentada durante todo o mês de Fevereiro de 2006...
16/01/2006 - Interior Paulista - Capoeira na Literatura Sorocabana
"Biblioteca Sorocabana" divulga informações sobre capoeira ...
20/04/2005 - Interior Paulista - Capoeira Piracicabana
Trinta anos de Capoeira de Mestre Zequinha!...
18/04/2005 - Interior Paulista - Enciclopedia Sorocabana
A Enciclopedia Sorocabana é um projeto que divulga as mais diversas informações sobre a cidade de Sorocaba-SP, disponibilizando-as em site na internet. Atualmente o site conta com 14 entradas sobre Capoeira...
11/04/2005 - Interior Paulista - Roda de Angola em Campinas
Toda Sexta-feira, após 17h00, Roda de Angola em Campinas, São Paulo....
28/03/2005 - Interior Paulista - Sorocaba: Capoeira pela PAZ
Saiu no Jornal Cruzeiro do Sul - 22-mar-2005...
11/01/2005 - Interior Paulista - Pesquisador mostra a história da capoeira na cidade
Saiu no CruzeiroNet de 29-12-2004 da região de SOROCABA-SP...
05/01/2005 - Interior Paulista - Capoeira & SESC Araraquara
O SESC Araraquara-SP oferece curso de Capoeira...
02/01/2005 - Interior Paulista - Sorocaba: Saiu no Jornal Cruzeiro do Sul
Sobre a crônica de Carlos Cavalheiro a respeito da Capoeira em Sorocaba...
11/12/2004 - Interior Paulista - Sorocaba: Capoeira na Cidade
Saiu no "Jornal Cruzeiro do Sul" de Sorocaba-SP em 13/maio/2004....
11/12/2004 - Interior Paulista - Capoeira: História de Sorocaba em jornal carioca
Saiu no "Portal Diário de Sorocaba" em 25/jul/2004....
11/12/2004 - Interior Paulista - Sorocaba: Capoeira & jubileu de prata
Saiu no "Jornal Cruzeiro do Sul" de Sorocaba-SP em 4/jul/2004....
11/12/2004 - Interior Paulista - Sorocaba: Capoeiristas
Saiu no "Jornal Cruzeiro do Sul" de Sorocaba-SP em 4/dez/2004....
18/11/2004 - Interior Paulista - Pernada: a capoeira primitiva de Sorocaba
Joelson Ferreira, por meio da "Lei de Incentivo à Cultura", está produzindo um documentário sobre a "Pernada de Sorocaba"...



Capa |  CAPOEIRA VIRTUAL  |  CRÔNICAS  |  EVENTOS  |  LIT.CLÁSSICA  |  NOTÍCIAS